9 de Janeiro de 2009
A CCPF organiza uma homenagem a AntÓnio Monteiro,
Embaixador de Portugal em FranÇa


António Monteiro, Embaixador de Portugal em França, num primeiro periodo entre 2001 e 2005, e posteriormente a partir de 2006, cessará as suas funções no final deste mês.

A Coordenação das Colectividades Portuguesas em França gostaria de distinguir todo o esforço e dedicação realizado pelo Sr. Embaixador às associações franco-portuguesas de toda a França.

Neste sentido a CCPF, na presença do seu Conselho de Administraçao, realizarà uma homenagem a António Monteiro no sábado dia 24 de Janeiro, às 10h30, na Sala Chéret, na Câmara de Paris. (Câmara de Paris, 5 Rue Lobau, 75004 Paris - Estação de Metro Hôtel de Ville, Linha 1 e 11).

Pretende-se que este seja um momento solene mas simultaneamente convivial, que permitirá aos membros do Conselho de Administração, em representação das associações portuguesas de França, agradecer o Sr. Embaixador António Monteiro pelo seu trabalho.

Esta homenagem será seguida de um Porto de Honra, ao qual estarão convidados os representantes associativos, sob reserva de confirmação destes.

No início da noite, às 19h15, no teatro Passage Vers les Etoiles, a CCPF, a Filarmónica Portuguesa de Paris e a Companhia de Teatro da Associação Portuguesa Cultural e Social de Pontault-Combault (77) convidam os presentes a assistir à peça teatral “Resistência”, seguida de um cocktail. (Théâtre Passage Vers les Etoiles, 17 Cité Joly, 75011 Paris - Estação Père Lachaise, Linha 2)

A peça “Resistência” associa o texto dramático, o texto lírico das canções de resistência durante o período salazarista, e a poesia dita de intervenção.
Sob o jugo do poder religioso e do poder politico é um povo inteiro que sofre ou que permanece no mutismo que a ignorância impõe. No entanto algumas vozes mais corajosas conseguem manifestar a sua revolta, a sua indignação.
A peça visita alguns lugares comuns e estereótipos das ditaduras fascistas mas o ritmo, a encenação dos poemas e das canções, o tom ora dramático ora humorístico, conferem-lhe vida e dinamismo.


Para informações complementares ou se quiser receber convites para estes dois eventos, por favor contacte Marie Hélène Vieira, através do 01.44. 62. 05. 04 ou via e-mail para mh.vieira@ccpf.info