4 de Junho de 2009
Encontro Regional de Mulheres Activas
no meio Associativo em Saint Etienne



A CCPF conjuntamente com a Associação Cultural Portuguesa de Saint-Etienne vai realizar no próximo dia 13 de Junho o 2° Encontro Regional de Mulheres Activas no meio Associativo Português em França. A actividade realizar-se-á, na Maison de Quartier Cret de Roch, 16 rue de l’Eternité, em Saint Etienne, das 14h00 às 19h00, integrado nas comemorações do dia 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Um colóquio sobre o “Papel das Mulheres na construção da história da imigração portuguesa” dirigido por Albano Cordeiro, sociólogo-economista na Universidade Paris VIII, investigador ao CNRS, e especialista das questões sociais relativas à história da imigração portuguesa em França.

Seguidamente várias mulheres de distintas nacionalidades, nomeadamente da Polónia, Tunísia, Itália, Alemanha, China, representantes da associação “Femmes actives das associations du Village International ” da cidade de Saint-Etienne vão testemunhar sobre a sua própria experiência enquanto mulheres oriundas de outros países e participantes activas de diversas associações. Após os testemunhos das diversas intervenientes, seráaberto o debate, no qual as participantes poderão discutir e confrontar as suas opiniões e experiências.

Posteriormente estão previstos dois ateliers : o primeiro com a primeira presidente mulher da Associação de Saint-Etienne, Aida da Silva - “Que compromisso para as mulheres nas associações ?”; o segundo com Ludovina Moreira, Secretária Geral Nacional das mulheres chefes de empresa e Alexandra Custódio, Presidente do Portugal Business Club de Saint Etienne, ambas com o atelier “Consequências da implicação associativa na vida familiar”, seguido de debate. A sessão de encerramento será realizada pelo Cônsul Geral de Portugal em Lyon, o Dr. Joaquim Moreira de Lemos.

À semelhança do encontro realizado em Paris, este evento será, um espaço de reflexão e de debate, onde os conhecimentos e testemunhos, bem como sucessos e dificuldades de cada uma serão confrontados. Com este evento a CCPF e a Associação Cultural Portuguesa de Saint-Etienne, pretendem realçar o trabalho das mulheres no mundo associativo português em França, incentivando outras mulheres a empenhar-se na direcção das suas próprias estruturas associativas. A CCPF acredita que a partilha destas experiências permitirá uma maior valorização sociocultural da posição das mulheres na comunidade lusófona de França.