12 de Setembro de 2009
O EEJL 12 realizou-se em Lagos

Realizou-se entre os dias 2 a 9 de Agosto o 12° Encontro Europeu de Jovens Lusodescendentes, em Lagos. Este evento, nasceu da parceria entre a Coordenação das Colectividades Portuguesas de França (CCPF) e a Câmara Municipal de Lagos, contando ainda com os apoios do Estado Português através do IPJ (Instituto Português da Juventude), da Movijovem, da DGACCP (Direcção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas), do portal SAPO e da OLYMPUS.

O encontro serviu para reunir e aproximar um grupo de jovens de vários países europeus, nomeadamente da França, Andorra, Alemanha, Suécia, Bélgica e ainda Portugal que ao longo de uma semana, partilharam impressões sobre o Portugal actual. Cada país representado teve a possibilidade de falar das associações e das iniciativas que realizam ao longo do ano (encontros de jovens, teatro, concertos, aulas de português...), e finalmente, a paixão pelo país que os une – Portugal.

A cidade de Lagos foi escolhida pela sua componente histórica e a sua relação com o mar, por exemplo com o navegador Gil Eanes, filho da terra, mas também pelos seus diversos pontos turísticos atractivos da costa algarvia. O encontro de Lusodescendentes não se limitou a Lagos, mas permitiu conhecer outros concelhos limítrofes como Monchique, Faro ou Sagres, locais de grande história.

Elemento importante a destacar no programa foram os debates: desde a prevenção rodoviária (com a participação do piloto Miguel Praia) ao ambiente, passando pela aprendizagem do português nos vários países. Dos debates surgiram ideias, as quais serão aproveitadas diferentemente por cada associação representada, como por exemplo a dificuldade de encontrar lugares para aprender o português em França ou nos restantes países europeus.

É de realçar que este evento contou na sua cerimónia de abertura, ocorrida no dia 3 de Agosto, com a presença do deputado português Carlos Gonçalves, com o vereador da Juventude e do Desporto da Câmara Municipal de Lagos Jorge Serpa, o Director do Gabinete da Cultura Rui Loureiro, a Dr. Ana Paula Coelho da Movijovem e ainda Maria Hélène Euvrard e Sérgio de Deus, respectivamente vice-presidente e membro do conselho de administração da CCPF.

O encontro terminou no domingo de manhã na presença dos membros camarários, da equipa da CCPF, da representante do IPJ e dos jovens saudosos e o próximo encontro será no dia 24 de Outubro, data de abertura da exposição fotográfica que foi tema entre os jovens.