26 de outubro 2009
A abertura do Festival « Tous en ScÈne – Todos ao Palco »
decorreu em Neuilly Sur Seine


Decorreu no passado sábado 24 de Outubro, pelas 20h30 no Teatro Municipal de Neuilly-sur-Seine a abertura oficial do Festival “Tous en Scène - Todos ao Palco 2009”, com a peça “Mes meilleurs ennuis”, realizada pela luso-descendante Suzana Joaquim Maudslay e interpretada pelo grupo de teatro Sugos da Associação Cultural e Recreativa dos Portugueses de Fontenay-sous-Bois

A peça de Guilherme Mélanie, vencedora do 1º lugar no Festival de Cachan e do 2º lugar no Festival de Saint-Maur, divertiu o público vindo assistir a esta comedia. Uma manhã igual a tantas outras… vira ao pesadelo. Uma comédia delirante e irresistível, onde os equívocos se sucedem e onde “os amigos de ontem tornam-se os aborrecimentos de hoje…”

Numa sala cheia com mais de 500 pessoas, esta cerimónia foi presidida por Susana Gandra, Membro da Direcção National da CCPF e Referente do TES 2009, José Leite, Presidente da Associação Cultural Portuguesa de Neuilly-sur-Seine e Victor Gil, representante de Francisco Seixas da Costa, Embaixador de Portugal em França. Vários dirigentes associativos e representantes das associações presentes no 6° Encontro Nacional das Associações Portuguesas da França (como a União Luso Francesa Europeia de Dijon, a Associação Cultural Portuguesa des Ulis-Orsay, a Associação desportiva e Cultural Setúbal de Beauvais, os Trabalhadore sem Fronteiras de Bezons, a Associação Cultural Portuguesa de Saint-Étienne, a Filarmonica Portuguesa de Paris, etc.) e os meios de comunicação social (Rádio RGB, Lusojornal, RTPi) assistiram a esta noite.

Recordamos que o Festival “Tous en Scène - Todos ao Palco 2009”, organizado pela Coordenação das Colectividades Portuguesas de França (CCPF), continua até ao dia 19 de Dezembro em várias localidades de França, nomeadamente em Poissy, Fontenay-sous-Bois, Gonesse, Saint-Michel-sur-Orge, Achères, Clermont-Ferrand, Saint-Etienne, Arcueil, Boussy-Saint-Antoine, Lyon, Bordéus, Dijon e Paris.

Grande inovação : no próximo dia 3 de Novembro começa a programação cinematográfica que a CCPF fortamente desenvolveu. Filmes como “Aquele querido mês de Agosto” ou “Singularidades de uma jovem rapariga loira” serão programados não somente na província, mas também em várias cidades da região parisiense e mesmo no 1o Festival de Cinema português de Paris do dia 25 de Novembro ao 4 de Dezembro no Cinema l’Entrepôt no 14o arrondissement.

A CCPF agradece os parceiros do evento nomeadamente a DGARTES / Ministério da Cultura, a DGACCP (Direcção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas), a Câmara Municipal de Paris, Fundação Inatel, a Caixa Geral de Depósitos, a CAP Mag, a Rádio RGB e a Rádio Alfa.

Para mais informações:
Monica Fins
Coordination des Collectivités Portugaises de France (CCPF)
BP 6425 – 75064 Paris Cedex 02- Tel: 01.44.62.05.04 - Fax: 01.44.62.08.05
monica.fins@ccpf.info