4 de dezembro 2009
Tiago Hespanha esteve presente na projecÇÃo
do filme no Festival de cinema lusÓfono em Paris


Decorreu na passada sexta-feira, dia 4 de Dezembro, pelas 20h30 no Cinema L’Entrepôt, em Paris 14, a ultima sessão do Io Festival de Cinema Lusófono de Paris, inserido no Festival “Tous en Scène - Todos ao Palco 2009” organizado pela Coordenação das Colectividades Portuguesas de França.

Na presença do realizador Tiago Hespanha, o documentário “Visita Guiada”, foi aplaudido e debatido no final da sessão.

Durante 56 minutos o realizador conta-nos, por intermédio dos guias turísticos do país a história (e algumas éstorias) de Portugal. Percorrendo de autocarro o país do Minho ao Algarve, o documentário fala-nos desde o nascimento de Portugal e de Afonso Henriques à adesão na Comunidade Europeia, não esquecendo vultos importantes como Vasco da Gama, Dom Sebastião ou ainda Oliveira Salazar.

Assim ao longo do documentário somos projectados para um Portugal histórico, falado em diversas línguas, ora italiano, ora polaco, ou espanhol, alemão, japonês e evidentemente o francês e o inglês, e ainda outras línguas. Os guias turísticos não só falaram da identidade nacional mas também das aproximações entre os dois povos, dependendo da cultura/língua representada.

Tiago Hespanha ganhou com este documentário o prémio do público no Festival Indielisboa 2009 e a selecção do Festival de Vila do Conde 2009.

Este fim-de-semana decorreu ainda mais duas sessões cinematográficas no cinema Le Buxy, em Boussy Saint-Antoine, sexta-feira e sábado, com o filme ‘Meu querido mês de Agosto”.

Recordamos que o Festival “Tous en Scène - Todos ao Palco 2009” terminará no próximo dia 19 de Dezembro em Saint-Etienne com a peça “A Visita’ da companhia “Teatro Invisível” , mas que ainda poderá assistir a outras representações como “Contos Lusófonos” na Escola AE Bocage no próximo sábado às 17h, a uma sessão de cinematográfica em Clermont-Ferrand “Meu querido mês de Agosto" no dia 18.

A CCPF agradece os parceiros do evento nomeadamente a Câmara Municipal de Paris, a DGACCP (Direcção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas), DGARTES (Ministério da Cultura), Inatel, Caixa Geral de Depósitos, Cap Magellan, Rádio Alfa e Radio RGB.

Para mais informações:
Monica Fins
Coordination des Collectivités Portugaises de France (CCPF)
BP 6425 – 75064 Paris Cedex 02- Tel: 01.44.62.05.04 - Fax: 01.44.62.08.05
monica.fins@ccpf.info