18 de dezembro 2009
Encerramento do Festival "Tous en ScÈne – Todos ao Palco" 2009
em Saint Etienne


Decorreu no Sábado passado, dia 18 de Dezembro, pelas 20h00 no Teatro de la Grille Verte em Saint-Etienne (42), o último espectáculo integrado no Festival “Tous en Scène - Todos ao Palco 2009” organizado pela Coordenação das Colectividades Portuguesas de França.

A Associação Cultural Portuguesa de Saint-Etienne acolheu a cerimónia de encerramento da 18ª edição do Festival, cuja abertura oficial foi em Neuilly-sur-Seine (92) no dia 24 de Outubro e após 30 espectáculos decorridos em toda a França.

A peça “A Visita” foi apresentada pela companhia profissional “Teatro Invisível” de Lisboa, criada pelo famoso actor Pedro Giestas.

A peça foi criada em 2008, com textos e encenação de Moncho Rodrigues e conta o imaginário de um homem esquecido numa aldeia isolada de Portugal: história do imaginário, memória, testemunho do vazio, e, finalemente, perca da identidade cultural no conflito entre tradição e modernidade.

Vários espectadores de Saint-Étienne e arredores deslocaram-se, além da tempestade de neve, para assistir à representação da peça de teatro vinda pela primeira vez a França.

Contudo, o Presidente da Associação de Saint-Etienne, Manuel Mendes, ficou surpreendido com o trabalho realizado: “Foi excepcional, o trabalho feito para esta peça é enorme e profissional. Não hesito em recomendá-la!”

A CCPF agradece os parceiros do evento nomeadamente a DGACCP (Direcção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas), DGARTES (Ministério da Cultura), a Fundação Inatel, Caixa Geral de Depósitos, Cap Magellan, Rádio Alfa e Radio RGB.

Para mais informações:
Monica Fins
Coordination des Collectivités Portugaises de France (CCPF)
BP 6425 – 75064 Paris Cedex 02- Tel: 01.44.62.05.04 - Fax: 01.44.62.08.05
monica.fins@ccpf.info