logo eejl
3 agosto 2010
Encontro Europeu de Jovens Lusodescendentes
comeÇa em Espinho



A Coordenação das Colectividades Portuguesas de França (CCPF), organiza pelo 13° ano consecutivo o Encontro Europeu de Jovens Luso-descendentes, a decorrer em Espinho, entre o dia 1 e dia 8 de Agosto.
Os jovens oriundos de vários países da Europa, incluindo Portugal e implicados no mundo associativo, têm entre 18 e 30 anos de idade.

A cerimónia de abertura teve lugar ontem, nos Paços do Concelho, e os jovens luso-descendentes foram recebidos pelo Dr. Pinto Moreira, Presidente da Câmara de Espinho, Marie-Hélne Euvrard, vice-presidente da CCPF, Sérgio de Deus, membro de administração e ainda Custódio Portasio, membro do Conselho das Comunidades Portuguesas no Luxemburgo.

Após esta recepção o grupo teve oportunidade para conhecer a cidade de Espinho, assistindo a uma pesca artesanal através da técnica de arrastão, ou seja arte chavega, sendo a tarde completada com a visita à feira mais tradicional e antiga de Portugal.

Hoje os participantes tiveram a oportunidade de descobrir o berço da nação, nomeadamente o centro histórico de Guimarães, seguido de uma visita ao Museu da Emigração de Fafe, onde foram recebidos pelo vereador da cultura, Dr. Pompeu Miguel Martins.

A visita foi completada com a visita ao seu belo cinema-teatro de Fafe, uma restauração do sec. XIX. Previsto no programa seguiu-se um debate sobre a Emigração, moderado pela Dra. Isabel Alves, directora do Museu de Emigração. Segundo Luís Lobo, luso-descendente, este debate foi muito interessante “jamais pensaria que os emigrantes teriam contribuído tanto à restauração de instituições tão importantes como o Teatro, o Hospital, ou as escolas”.
Nathalie Outor, outra luso-descendente, pronunciou-se sobre a questão “ conhecemos pouco da historia da emigração e os nossos pais ou avs preferiam não falar sobre o assunto, pois o sofrimento foi grande”.

Na partilha dos costumes, os participantes desafiam-nos com uma mostra de vários tipos de dança nomeadamente de Rancho, o Kuduro ainda Kizomba.

Para os restantes dias deste encontro está ainda programado visitas ao Centro Multimeio e Museu Municipal de Espinho, Caves de Vinho do Porto, a Fundação Serralves, Casa da Msica no Porto, Lipor, etc.
Este Encontro Europeu realizou-se graças aos principais apoios financeiro da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas e este ano da Câmara Municipal de Espinho.

Para mais informações:
Monica Fins CCPF +33 1 44 62 05 04 monica.fins@ccpf.info www.wix.com/ccpfinfo/eejl13