logo eejl
6 agosto 2010
13° Encontro Europeu de Jovens Lusodescendentes



A Coordenação das Colectividades Portuguesas de França (CCPF), organiza pelo 13° ano consecutivo o Encontro Europeu de Jovens Luso-descendentes, a decorrer em Espinho, entre o dia 1 e dia 8 de Agosto.
Os jovens oriundos de vários países da Europa, incluindo Portugal e implicados no mundo associativo, têm entre 18 e 30 anos de idade. Os jovens deste encontro já tiveram a oportunidade de assistir uma pesca artesanal através da técnica de arrastão em Espinho, descobrir o berço da nação no centro histórico de Guimarães, visitar o recente Museu da Emigração de Fafe e o seu cinema-teatro.

Ontem as visitas foram dedicadas às Caves de Vinho do Porto Graham’s, ao Parque biológico de Gaia, e ainda um debate sobre a prevenção rodoviária, promovida pela associação CAP Magellan.
Nathalie Outor, luso-descendente, pronunciou-se sobre a questão “tou a gostar bastante deste encontro, todos os dias aprendemos e fazemos coisas novas, é muito interessante, vivemos o nosso país de outra maneira”.
Os jovens luso-descendentes preparam uma canção para o final do encontro, mas entretanto surpreendem aos mostrar danças típicas dos seus países como o Rancho, o Kuduro e ainda Kizomba.

Para os últimos dias deste encontro está ainda programado visitas ao Centro Multimeio e Museu Municipal de Espinho, a Lipor, a Fundação Serralves, Casa da Música no Porto, Cruzeiro no Douro, etc.

A CCPF agradece os parceiros sem os quais não era possível a organização deste evento nomeadamente a Direcção Geral dos Assuntos Consulares das Comunidades portuguesas, Instituto Português da Juventude, Movijovem, Câmara Municipal de Espinho, e ainda a Sapo, SIC, Radio Alfa, Luso.fr, Cap Magellan, Municipio de Fafe - Museu da Emigração, Fundação Serralves, Caves do Vinho do Porto Graham’s, Rota do Douro, Câmara Municipal de Gaia - Parque Biológico e Lipor.


Para mais informações:
Monica Fins – CCPF +33 1 44 62 05 04monica.fins@ccpf.infowww.wix.com/ccpfinfo/eejl13