logo eejl
8 agosto 2010
Encontro Europeu de Jovens Lusodescendentes
conta com a participaÇÃo de fafenses




A CCPF (Coordenação das Colectividades Portuguesas de França) organizou pelo 13° ano consecutivo o Encontro Europeu de Jovens Luso-descendentes, que decorreu em Espinho, de 1 a 8 de Agosto.

O evento reuniu cerca de 25 jovens luso-descendentes oriundos de vários países europeus e implicados no mundo associativo.

Este ano o Encontro Europeu contou com a particularidade de ter a presença alguns fafenses qui fizeram parte do grupo europeu. Explicitou o fafense Pedro Caneira, “mudei a minha opinião sobre os emigrantes, esta semana foi verdadeiramente uma riqueza em conhecimentos, estou muito contente”:.

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a cidade onde se alojaram - Espinho, mas também o norte litoral, nomeadamente o berço da nação - o centro histórico de Guimarães, , a Fundação Serralves, a Lipor e a Horta da Formiga, as Caves de Vinho do Porto Graham’s, o Parque Biológico de Gaia, um Cruzeiro no Douro, e ainda o Museu da Emigração de Fafe e o seu belo cineteatro, entre outras actividades.
Raquel Gonçalves explicitou “a minha escola é relativamente perto do Museu de Emigraçãp, mas nunca o tinha visto, e achei-o mesmo muito interessante. Descobrimos a nossa cidade de outra maneira”:.

Entrevistos pela SIC, os jovens tiveram oportunidade de se expressar e de dar os primeiros passos diante do pequeno ecrã.

Os jovens luso-descendentes foram unânimes ao afirmarem que a programação do encontro foi “espectacular. Uma semana fantástica, cheia de emoções e pessoas fabulosas”:, disse Jailson Pereira da Irlanda.

Os participantes terminaram o encontro realizando uma canção específica Câmara Municipal de Espinho para agradecer o acolhimento deste encontro. Durante a semana os jovens ainda surpreenderam ao mostrar danças típicas dos seus países como o Rancho, o Kuduro ou ainda Kizomba.

Este evento teve o apoio fundamental da Câmara Municipal de Espinho, da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas e ainda da Secretaria de Estado da Juventude e Desporto, assim como diversos apoios.


Para mais informações:
Monica Fins CCPF +33 1 44 62 05 04 monica.fins@ccpf.info www.wix.com/ccpfinfo/eejl13