logo eejl
9 agosto 2010
Encontro Europeu de Jovens Lusodescendentes



O 13° Encontro Europeu de Jovens Luso-descendentes, organizado pela Coordenação das Colectividades Portuguesas de França (CCPF), a decorrer em Espinho, chega agora ao seu fim.

Num ambiente bastante festivo, os participantes terminam uma semana rica em encontros, descobertas, grande conhecimento e partilha.

Lugar incontornável da região foi a visita ąs Caves do Vinho do Porto, onde os jovens conheceram a fabricação destes vinhos com as Caves Graham’s.

Apostando na biodiversidade a CCPF realizou uma visita ao Parque Biológico de Gaia, e ao Centro de Triagem Lipor e Horta da Formiga. A responsável desta Horta declarou “fazia tempo que não via um grupo de jovens tão interessados e atentos na descoberta da natureza”.

Momentos altos deste programa foram também as visitas ao Centro histórico de Guimarães, o Museu de Emigração de Fafe, e o Cruzeiro no rio Douro, muito apreciados pelos participantes.
Entrevistas pela SIC, os jovens tiveram oportunidade de se expressar e de dar os primeiros passos diante do pequeno ecrã.

Outra prioridade da organização deste encontro foi a promoção da cultura portuguesa, nomeadamente com os concertos de Luís Represas e Anjos, assim como a Feira do Livro.
Nesta última os jovens deixaram-se seduzir pelos autores de língua portuguesa, fazendo imensas compras.

Os jovens luso-descendentes terminaram realizando uma canção específica para agradecer a realização deste encontro. Durante a semana surpreenderam-nos mostrarando danças típicas dos seus países como o Rancho, o Kuduro ou ainda Kizomba.

Comentou Pedro Caneira “mudei a minha opinião sobre os emigrantes, esta semana foi verdadeiramente uma riqueza em conhecimentos”.

Os jovens lusodescendentes foram unânimes ao afirmarem que a programação do encontro foi “espectacular. Uma semana fantástica, cheia de emoções e pessoas fabulosas”, disse Jailson Pereira, da Irlanda.

A CCPF agradece os parceiros sem os quais não era possível a organização deste evento nomeadamente a Direcção Geral dos Assuntos Consulares das Comunidades portuguesas, Instituto Português da Juventude, Movijovem, Câmara Municipal de Espinho, e ainda a Sapo, SIC, Radio Alfa, Luso.fr, Cap Magellan, Municipio de Fafe - Museu da Emigração, Fundação Serralves, Caves do Vinho do Porto Graham’s, Rota do Douro, Câmara Municipal de Gaia - Parque Biológico e Lipor.


Para mais informações:
Monica Fins – CCPF +33 1 44 62 05 04 – monica.fins@ccpf.info – www.wix.com/ccpfinfo/eejl13