29 de novembro 2010
Uma sala cheia para a sessÃo AtrÁs das Nuvens,
do Festival Tous en ScÈne – Todos ao palco 2010


Foi numa sessão bastante animada, no quadro do II Festival de Cinema Português de Paris, organizado pela Coordenação das Colectividades Portuguesas de França (CCPF) que os alunos da Escola Fénelon puderam assistir à primeira sessão do filme “Atrás das Nuvens” do realizador Jorge Queiroga.

“Atrás das Nuvens” é um filme para toda a família que conta a história de um neto e de um avô que vivem momentos de cumplicidade, entre alegrias e mágoas. O filme agradou os presentes: miúdos e graúdos viram-se transportar durante quase uma hora e meia para um mundo irreal.

Segundo os comentários realizados a posteriori, os mais novos deliciaram-se com a fantasia da sessão, os adultos porque lhes transportava à sua própria infância e às memórias de Verões passados em Portugal com entes queridos.

Galardoado com uma menção honrosa, na categoria de melhor filme, no Stockholm International Film Festival Junior (SIFFJ - cinema infanto- juvenil), o filme é interpretado por actores de renome como Nicolau Breyner, Sofia Grilo, Graciano Dias, Carmen Santos, José Eduardo mas também o jovem Ruben Silva, estreante no papel principal.

Os alunos tiveram a oportunidade de visionarem um filme em língua portuguesa, habituando-se à língua de Camões.

Teresa Salgado, Directora da Escola Fénelon enalteceu esta iniciativa que permite incentivar o estudo da língua portuguesa.

Durante esta semana, outros filmes serão exibidos no quadro deste segundo Festival de Cinema Português em Paris, inserido no festival “Tous en Scène - Todos ao Palco 2010”.

como uma segunda sessão « Atrás das Nuvens » quarta-feira às 15h15, “Amor de Perdição”, quarta-feira às 20h00, “A Ilha dos Escravos” quinta-feira às 20h e para terminar na sexta-feira, dia 3 de Dezembro, às 20h00 o documentário « 48 » na presença da realizadora e do fotógrafo do filme.
Por tudo isto vale a pena visitar o site www.ccpf.info, ou pedir informações pelo 01.44.62.05.04.
A CCPF agradece os parceiros do evento nomeadamente a DGARTES / Ministério da Cultura, a DGACCP (Direcção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas), a Câmara Municipal de Paris, CIC Iberbanco, a CAP Mag, Rádio Alfa, Radio RGB, Radio Enghien, Luso.fr e LusoMag TV.

Contacto:
Mónica Fins
01.44.62.05.04 - 06.10.64.05.45
17 Rue de Turbigo - 75002 Paris
www.ccpf.info