COMUNICADO DE IMPRENSA



6° CONGRESSO DA CCPF.
ENCERROU O 1° ENCONTRO NACIONAL DAS ASSOCIAÇÕES PORTUGUESAS DE FRANÇA
 

Terminou no Domingo 24 de Outubro , o 1° Encontro Nacional das Associações Portuguesas de França. Este Encontro contou com a presença de associações de todo o território francês , bem como de representantes de instituições oficiais ligadas ao movimento associativo português e lusófono em França. Na sequência desse Encontro , o 6° Congresso aprovou a Plataforma de Acções da CCPF para os próximos 3 anos e elegeu o novo Conselho de Administração e a nova Direcção-Nacional.
 

A Coordenação das Colectividades Portuguesas de França realizou o 1° Encontro Nacional das Associações Portuguesas de França, nos dias 23 e 24 de Outubro de 2004.

A cerimónia de abertura do Encontro contou com a presença do Presidente da CCPF, Hermano Sanches, do Dr. João Mira Gomes, em representação do Senhor Embaixador de Portugal em França, e do Dr. João Teotónio Pereira , Cônsul Geral de Portugal em Paris, que responderam ao convite lançado pela CCPF para estabelecer um contacto directo com as associações . Também estiveram presentes o Dr. Victor Gil, Conselheiro Social da Embaixada , o senhor António Baptista de Matos , Conselheiro das Comunidades Portuguesas, bem como o Professor Janela Antunes, em representação da Coordenadora Geral do Ensino em França.

Às associações presentes , vindas de toda a França – regiões de Alsácia, Borgonha, Lyon, Côte d’Azur, Nantes, região parisiense , Pirinéus, Ardennes e ainda Córsega – foram propostos ateliers de discussão e informação . Também tiveram a possibilidade de visitar o Fórum das Associações da Câmara de Paris e de assistir aos espectáculos realizados no âmbito do festival de teatro da CCPF, TOUS EN SCÈNE-TODOS AO PALCO 2004.

A escolha dos temas apresentados nos ateliers resultou dum inquérito prévio junto das associações e abrangeu questões próximas das preocupações e das expectativas portugueses e lusófonos: Cidadania , Defesa do Consumidor , Reformas e Ex-Militares, Turismo , Cultura , Lazer e Ensino da Língua e Cultura Portuguesa.

Para animar os ateliers que decorreram durante o dia de Sábado , a CCPF convidou instituições cujo trabalho com as associações , nas diferentes questões em discussão , é notório . Assim estiveram presentes António Oneto da Associação dos Reformados e Ex-Militares Portugueses de França, Pedro Antunes da Associação de Defesa dos Migrantes, Dr. Mário Ferreira , Director do ICEP em Paris, Dr. Luís Lamas , Vice-Presidente do INATEL e Professor Janela Antunes da Coordenação Geral do Ensino em França.

No final do Atelier Cultura e Lazer , o Vice-Presidente do INATEL e o Presidente da CCPF assinaram um protocolo de colaboração entre as duas instituições , na presença do Vice-Presidente da CCPF, Domingos Mendes e do Conselheiro das Comunidades Portuguesas, António Baptista de Matos . Através deste protocolo , o INATEL possibilita, entre outros benefícios , que as associações pertencentes à rede da CCPF, se tornem Centros de Cultura e Lazer , podendo assim usufruir dos apoios que aquela instituição disponibiliza para esses centros . Inicia-se assim um trabalho importante de mobilização dos portugueses para aderirem aos serviços do INATEL, reconhecidos como sendo dos mais qualitativos e acessíveis .

Na noite de Sábado , os participantes no encontro assistiram à Cerimónia de Abertura do TOUS EN SCÈNE-TODOS AO PALCO 2004 em Neuilly-sur-Seine. O Teatro Municipal foi palco do excelente espectáculo “De Salazar a Otelo”, apresentado pela Companhia do Ribatejo, que fez uma retrospectiva do período do Estado Novo . Foi a forma escolhida pela CCPF para comemorar os 30 anos do 25 de Abril . O público respondeu em massa ao convite da CCPF, quer através da adesão à proposta de tarifa única de 5 Euros , quer através da mobilização junto das associações , sobretudo as ligadas ao Ensino . No final , os cerca de 500 espectadores presentes saíram satisfeitos , havendo mesmo associações que confirmaram o interesse de uma adaptação em língua francesa, para futuras representações no território francês em programações da Coordenação .

No Domingo , decorreu o 6° Congresso da CCPF, durante o qual foi confirmado e reforçado o projecto desta Coordenação nacional . A Direcção Nacional cessante apresentou de forma clara e objectiva a situação actual da CCPF: as actividades, os financiamentos, a situação jurídica , os recursos humanos , a rede e a comunicação . Desta forma , puderam ser apresentadas e debatidas todas as dificuldades . Mas foram sobretudo destacadas as potencialidades da CCPF no seu trabalho de Coordenação Nacional , para e com as associações .

O Congresso aprovou os seguintes pontos :

·         Relatório Moral 2001-2004

·         Relatório Financeiro 2001-2004

·         moção : As associações portuguesas de França presentes no 1º Encontro Nacional das Associações Portuguesas de França, no âmbito do 6º Congresso da CCPF, insistem fortemente junto do governo português para um reforço do apoio financeiro e logístico às associações portuguesas de França. Também interpelam as autoridades portuguesas para a necessidade de uma pressão junto das autoridades francesas no sentido de reforçar o apoio destas entidades ao movimento associativo português em França.

·         Moção : apoio à Guiné-Bissau

·         Aprovação do projecto da Plataforma 2004-2007

·         Eleição do Conselho de Administração

·         Eleição da Direcção Nacional

 

Todos estes pontos foram votados por unanimidade, ficando bem claro o consenso de todos os congressistas quanto à viabilidade e ao alcance das acções da CCPF.

O Conselho de Administração eleito, conta com 20 administradores , cujas aptidões técnicas reforçam a capacidade de intervenção da CCPF.

A Direcção-Nacional é composta por :
 

·         PRESIDENTE, Hermano Sanches Ruivo, Associação Cap Magellan, de Paris

·         VICE-PRESIDENTE, Elsa Godfrin, Associação France-Portugal Europe, de Oloron Sainte-Marie

·         SECRETARIO-GERAL, José Cardina, Filarmónica Portuguesa de Paris

·         TESOUREIRO , Pedro Antunes , Communauté Portugaise de Formation Culturelle, de Le Raincy

·         TESOUREIRO-ADJUNTO, Luís Rodrigues , Asociação Luso-Cultural, de Achères

 

No encerramento do Encontro , com o espectáculo “De Belleville à Graça ” apresentado no Kiron Espace em Paris 11, no âmbito do TODOS AO PALCO 2004, todos estavam satisfeitos com os resultados dos trabalhos , e eram indiscutíveis o sentimento e a vontade de trabalho da Coordenação para o futuro .

A CCPF, consciente das várias necessidades das associações , como prioritário o reforço do apoio às associações pertencentes à rede . Para a defesa dos interesses da comunidade portuguesa, a CCPF como centro de recursos apela a uma melhor colaboração entre as diferentes entidades da comunidade portuguesa e lusófona de França

Este Encontro foi organizado graças à participação da Caixa Geral de Depósitos e do Gabinete do Senhor Primeiro Ministro francês . Foi considerado por todos um sucesso , estando a CCPF a trabalhar numa segunda edição a realizar em 2005.

Mais informações
Hermano Sanches – 06 11 90 31 12

 

Próximos eventos da CCPF:

Segunda-feira 25 de Outubro - 21h00, L’HISTOIRE D’INÊS DE CASTRO, por Ângelo da Silva

Paris – KIRON Espace (10, rue La Vaquerie, Paris 11, Tel. 01 44 64 11 50, Mº 9, Voltaire)

Sábado 30 de Outubro - 20h30, VIVE L’HARMONIE, pelo Théâtre du Matin

Paris – Résidence André Gouveia (7 P, boulevard Jourdan, Paris 14, Tel. 01 40 78 65 00, RER B, Cite Universitaire)

Sexta-feira 5 de Novembro - 21h00, TASCASTOUR, pelo grupo O Que’strada

Tours – Salle Polyvalente des Halles (Place Gaston Paillhou, 37000 Tours, Tel : 02 47 21 66 12)

Domingo 7 de Novembro - 15h00, Clean Clown – Serviços de limpeza, pela companhia Peripécia Teatro

Dijon – Théâtre des Grésilles (6 avenue des Grésilles, 21000 Dijon, Tél. 03.80.74.52.03)

Domingo 7 de Novembro - 16h00, FERNANDO PESSOA, MORT D’UN HÉTÉRONYME, pela Cie CoBuffo 

Le Raincy – L’Espace du Jardin Anglais (65, Allée du jardin anglais, 93340 Le Raincy)

Sábado 13 de Novembro - 20h30, VIVE L’HARMONIE, pelo Théâtre du Matin

Paris – Résidence André Gouveia (7 P, boulevard Jourdan, Paris 14, Tel. 01 40 78 65 00, RER B, Cite Universitaire)

Domingo 27 de Novembro - 20h30, RECORDAR, CANTANDO E RIANDO pela companhia Os Amigos das Artes e Teatro de Lyon.

Lyon – Salle du Montchat (53, rue Charles Richard, 69003 Lyon, Tel. 04 72 33 42 51)

Mais informações:
Simão Carvalho
Coordination des Collectivités Portugaises de France (CCPF)
BP 6425 – 75064 Paris Cedex 02- Tel: 01.44.62.05.04 - Fax: 01.44.62.08.05 - contact@ccpf.info - www.ccpf.info