COMUNICADO DE IMPRENSA
A CCPF, Coordenação das Colectividades Portuguesas de França, vai realizar a 9ª edição do Encontro Europeu de Jovens Lusodescendentes na cidade de Castelo Branco de 6 a 13 de Agosto de 2006, com a parceria da Câmara Municipal de Castelo Branco, da Secretaria de Estado da Juventude e Desportos, da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas e da Caixa Geral de Depósitos.

A cidade de Castelo Branco, vai receber 60 jovens lusodescendentes europeus que ali se reunirão sob os temas: “FORMAÇÃO, DESCOBERTA, FESTEJO”.

Os principais objectivos destes Encontros são:

• Trocar experiências com lusodescendentes de diferentes países.
• Comparar situações nacionais, conhecer realidades diversas, trocar informações.
• Poder estabelecer um intercâmbio entre jovens, associações e instituições ligadas à juventude portuguesa e europeia.
• Tomar contacto com uma região de Portugal
• Comemorar o Dia Internacional da Juventude, juntamente com centenas de jovens portugueses a morar ou de férias em Portugal.
• Divulgar em Portugal as realidades dos jovens lusodescendentes
• Criar uma rede europeia de jovens responsáveis lusófonos implicados em projectos transnacionais

O Encontro, respeitando o novo formato, implementado em 2003, apresenta as seguintes realidades:

• Dos 60 Jovens, 10 têm uma implicação maior nas comunidades e participarão num programa anexo de formação.
• Os 50 Jovens restantes, através de visitas de interesse cultural e turístico, serão convidados a (re)descobrir a região da Beira Baixa, rica em história e património histórico e natural.

Mas o 9° Encontro Europeu de Jovens Lusodescendentes de 2006 será também uma oportunidade excepcional para comemorar o Dia Internacional da Juventude, a dia 12 de Agosto. Nesse dia os jovens do encontro participarão nas actividades organizadas pelas instituições locais.

Nesse mesmo dia a Coordenação das Colectividades Portuguesas de França, a Secretaria de Estado da Juventude e Desportos, a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas e a Câmara Municipal de Castelo Branco, convidarão todos os jovens portugueses, a viver ou de férias em Portugal, a participar na programação prevista para essa ocasião.

Os participantes ficarão instalados em Castelo Branco, com alimentação, estadia e despesas de formação e de visitas a cargo da organização. Desta forma, as inscrições são gratuitas e poderão ser feitas até ao dia 30 de Junho, devendo os participantes, ou associações que representam, suportar apenas as viagens de e para Castelo Branco.

Mais informações:

Diana Rodrigues: diana.rodrigues@ccpf.info; www.ccpf.info
B.P. 6425 - 75064 Paris Cedex 02– Tel : 01 44 62 05 04 – Fax : 01 44 62 08 05