COMUNICADO DE IMPRENSA

 

A Coordenação das Colectividades Portuguesas de França (CCPF), preocupada com situação da Rádio Triomphe, a CCPF contactou os seus dirigentes. Após constatar que a situação daquela Rádio não se alterou, a CCPF relança um apelo ao CSA e às instituições envolvidas para apoiar a manutenção da Rádio.

RADIO TRIOMPHE:

UMA VOZ INDISPENSÁVEL A TODA A COMUNIDADE

UMA REALIDADE INSCRITA NA SOCIEDADE FRANCESA

Face à situação de incerteza actual da Radio Triomphe, a Coordenação das Colectividades Portuguesas de França (CCPF) – principal estrutura associativa franco portuguesa em França, com mais de 200 associações aderentes e em contacto directo com 800 associações – exprime a sua mais profunda inquietude e apela ao apoio do CSA para a sua salvaguarda.

 

A comunidade portuguesa de França é demasiado numerosa para perder a Rádio Triomphe. Com a sua rede associativa densa, as suas numerosas equipas de futebol, o seus grupos folclóricos, as aulas de português, as associações juvenis, a comunidade portuguesa de França soube guardar laços muito fortes com o país de origem, mas também soube integrar-se perfeitamente na sociedade francesa.

 

A integração de que falamos é uma integração aos valores da França. Por exemplo, a comunidade portuguesa através das suas associações, rádios e suportes de imprensa escrita, empenhou-se desde 1999, numa campanha de cidadania de apelo à inscrição nas listas eleitorais para as eleições municipais e europeias, trabalhando assim para explicar as instituições e incitar à participação ao voto.

 

Há mais de 30 anos que os portugueses de França participam activamente ao desenvolvimento de uma sociedade que os acolheu e à qual eles contribuíram para enriquecer e fortificar um país livre, desenvolvido e poderoso. Da mesma forma, os portugueses desenvolveram regularmente intercâmbios culturais, económicos e políticos entre França e Portugal, participando também, antes da hora, à constituição de uma identidade europeia.

 

É neste estado de espírito que a Radio Triomphe trabalha e constitui um elo importante nessa comunidade, ao lado das associações, dos empresários, dos professores e das entidades oficiais. Ela também soube lutar para manter aberta uma voz, uma fonte de informação e de contactos, um elo fiel às origens de milhares de pessoas que, francesas, portuguesas ou lusófonas, na região, escutam e beneficiam de um serviço reconhecido por todos, há já vários anos.

 

Nós não pretendemos ver no risco do fecho, um ataque a um elemento importante na sociedade francesa, mas ficaremos vigilantes, pois é esse o nosso trabalho e a nossa responsabilidade.

 

Estamos certos que o CSA será sensível a estes argumentos e à importância desta rádio no quadro da especificidade da comunidade portuguesa, primeira comunidade europeia a viver em França.

 

Confiantes, incentivamos todas as autoridades portuguesas e lusófonas a manifestar o seu apoio, respondendo a um dever e a uma necessidade.

 

Calar a Radio Triomphe é calar-nos a todos. Manter a Radio Triomphe é servir-nos a todos.

 

Hermano SANCHES RUIVO

Presidente da CCPF

 
 
 
Mais informações:
Simão Carvalho
Coordination des Collectivités Portugaises de France (CCPF)
BP 6425 – 75064 Paris Cedex 02- Tel: 01.44.62.05.04 - Fax: 01.44.62.08.05 - contact@ccpf.info - www.ccpf.info