COMUNICADO DE IMPRENSA

Movimento Associativo Português em França
apela ao Presidente da República

Tendo em conta a Visita Oficial a França do Presidente da República Portuguesa, Dr. Jorge Sampaio, a Coordenação das Colectividades Portuguesas de França (CCPF), principal estrutura portuguesa em França e centro de recursos das associações franco-portuguesas, apela ao Chefe de Estado português, para as questões que preocupam o movimento associativo português em França.

Ensino da língua portuguesa

O Ensino da Língua Portuguesa em França é uma das grandes preocupações dos portugueses e das associações, visto que o apoio para o mesmo tem sido significativamente reduzido.

A CCPF regozija-se portanto, pela intenção do Senhor Presidente de lançar uma nova campanha para promover a Língua Portuguesa, mas alerta para a necessidade de decisões concretas para o apoio do Ensino da mesma.

Financiamento das associações

A falta de financiamento do Estado Português em muitos projectos promovidos pelas associações, provoca o desinteresse do Estado Francês, que não compreende essa não participação. Verifica-se por assim uma redução significativa e mesmo corte de financiamento dos estados francês e português, essenciais para a continuidade do movimento associativo franco-português.

Doutra parte, o Estado Francês justifica a não participação em actividades, pelo facto de os portugueses serem uma comunidade que já está integrada na sociedade francesa. A integração dos Portugueses em França é uma constatação mas a realização de actividades que lhes permitam manter uma ligação às suas raízes e valorizar a cultura das suas origens é fundamental. Da mesma forma o enfraquecimento da rede associativa vai ter repercussões nas vilas e cidades onde as mesmas animavam uma população lusófona ou mais alargada como é prova a animação de bairros inteiros em cidades francesas através de actividades socioculturais ou desportivas.

A CCPF apela para que o Financiamento das Associações, seja um dos temas da reunião de trabalho entre o Dr. Jorge Sampaio e o Dr. Jean-Pierre Raffarin, Primeiro-Ministro da República Francesa, durante o seu Encontro de Quarta-feira dia 13 de Abril.


Cidadania

Os portugueses residentes em França possuem uma dupla identidade cultural e social, que os torna potenciais actores activos da participação cívica.

É por isso indispensável um trabalho de promoção e incentivo à participação cívica, sobretudo dos jovens lusodescendentes, para preparar hoje a Europa de amanhã.

O sucesso desse trabalho só pode ser conseguido com uma rede associativa forte e a participação dos organismos franceses e portugueses de promoção da cidadania (CIDEM, CNE) em acções da comunidade.

Juventude

Há vários anos que a CCPF desenvolve um trabalho de coordenação junto das associações, no sentido de fomentar a implicação dos jovens na vida associativa. Como exemplo podemos citar os Encontros de Jovens Regionais e Europeus que são um elemento fundamental para o estabelecimento de pontes entre os jovens lusodescendentes e a juventude residente em Portugal assim como com o Estado português.

A luta que os jovens devem travar para obter financiamento para certos projectos (música, teatro, emprego, língua, arte contemporânea, associativismo, etc…), é quase sempre fonte de desmotivação e abandono desses projectos.

O movimento associativo português alerta o Senhor Presidente que, apesar de cada associação tentar dar voz aos jovens implicando-os na vida associativa e cívica, a falta de programas de apoio para jovens lusodescendentes por parte do Governo português afasta-os de um envolvimento mais específico.

A CCPF e as associações membros da sua rede, acreditam que estas preocupações serão da maior atenção do Senhor Presidente da República Portuguesa, para que o movimento associativo franco-português ganhe a força e a dimensão dignas da comunidade que representa.



_________________________________________________________________________________________________________

Mais informações:
Simão Carvalho
Coordination des Collectivités Portugaises de France (CCPF)
BP 6425 – 75064 Paris Cedex 02- Tel: 01.44.62.05.04 - Fax: 01.44.62.08.05 - contact@ccpf.info - www.ccpf.info