Balanço do 9° Encontro Europeu de Jovens Lusodescendentes




9° Encontro Europeu de Jovens Lusodescendentes
Castelo Branco 2006
com mais uma edição de grande sucesso



Terminou no passado dia 13 de Agosto, o 9º Encontro Europeu de Jovens Lusodescendentes – CASTELO BRANCO’2006, promovido pela Coordenação das Colectividades Portuguesas de França (CCPF) e que tinha sido iniciado no dia 6 de Agosto, com a participação de jovens oriundos de 5 países europeus (Inglaterra, França, Portugal, Holanda, Luxemburgo, Alemanha) e do Brasil.

A iniciativa que contou com as parcerias da Câmara Municipal de Castelo Branco, da Secretaria de Estado da Juventude e Desportos, da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas e da Caixa Geral de Depósitos, seguiu os três temas que a CCPF tinha definido o seja : Descoberta, Formação e Festejo.

Na parte Descoberta, a Câmara Municipal de Castelo Branco propôs um programa rico, extenso e diversificado, que permitiu aos jovens participantes tomar conhecimento com uma realidade cultural, social, natural, patrimonial e turística que foi uma revelação bastante agradável para todos.

Com o objectivo de que estes Encontros não sejam eventos pontuais, e para que haja uma continuidade, a CCPF propôs uma parte de Formação. Assim, os jovens tiveram a oportunidade de se encontrarem com autores regionais e companhias de teatro da região de Castelo Branco, afim de partilhar experiências.

Seguindo a metodologia iniciada em 2003 em Viseu com a inserção da componente Festejo, também esta edição serviu para comemorar o Dia Internacional da Juventude, no dia 12 de Agosto. Desta feita, os jovens tiveram a oportunidade de participar num colóquio/debate que contou com a presença do Dr. Laurentino Dias, Secretário de Estado da Juventude e dos Desportos, da Dra. Maria Geraldes, Presidente do Instituto Português da Juventude, do Dr. José Sasportes, Presidente da Comissão nacional da UNESCO, do Dr. Joaquim Morão, Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, do Dr. Hermano Sanches Ruivo, Presidente da CCPF, querendo marcar presença e mostrar a sua preocupação e apoio por esta Juventude vindo da Europa.

No mesmo dia 12 de Agosto, os participantes conviveram com jovens de Castelo Branco, numa tarda na piscina praia de Castelo Branco e depois do jantar no Cybercentro, a Câmara Municipal de Castelo Branco, acolheu os jovens lusodescendentes no 1° Festival Nacional de folclore da cidade que teve lugar no Castelo de Castelo Branco.

Depois do Encontro, na Quarta-feira 16 de Agosto foi realizado pela RTP e a RTP Internacional uma emissão “Portugal no Coração especial 9º Encontro Europeu de Jovens Lusodescendentes” com a participação da Dra. Elsa Godfrin, Vice-Presidente da CCPF mas também de alguns dos jovens que participaram ao Encontro.

Em geral os jovens ficaram todos satisfeitos de ter participado neste encontro porque debateram sobre as “portugalidades”, as realidades nos diferentes países europeus mas também porque ficaram a conhecer uma nova cidade e criaram uma nova rede de amizade.

Tendo em conta o sucesso deste evento, e toda a importância que os Encontros Europeus de jovens Lusodescendentes têm para a promoção, dinamização e fortificação do movimento associativo português na Europa, a CCPF começa desde já a preparar a 10ª edição. Nesse quadro, esta edição deverá ser inovadora, tanto a nível da cidade escolhida, tanto pelo envolvimento que cada jovem e estrutura associativa em cada país empregará para a sua preparação como também pela dimensão europeia que ainda pode ser desenvolvida. As cidade apontadas para 2007 são Coimbra, Lagos, Évora, Funchal (Madeira) ou Ponte Delgada (Açores).


Mais informações: 01 44 62 05 04, contact@ccpf.info, www.ccpf.info.

Em anexo: Programa do Encontro.




Próximos eventos realizados pela CCPF

Campanhas de informações 2006
FORUM D’INFORMAÇÃO RELATIVO AS REFORMAS E A FISCALIDADE

Em co-organização com a Association 2L – Langues et Loisirs de Villeneuve Le Roi,
Domingo 17 de Setembro, à partir de 13h30 em Villeneuve Le Roi (94) na sala das Familias (zone Industrielles de Villeneuve Le Roi), com a presença de représentantes do Crédit Mutuel, da CNAV, do RSI, e do Consulado Português de Nogent sur Marne.

Mais informações :
Anne Sophie Gleizes, Tel : 01 44 62 05 04, Fax : 01 44 62 08 05 as.gleizes@ccpf.info; www.ccpf.info


Tous en scène – Todos ao palco 2006

A Coordenação das Colectividades Portuguesas de França prepara a 14° edição do Festival de Teatro Português em França e os Encontros Musicais Lusófonos 2006, que se realizara entre Outubro à Dezembro 2006.
Se a vossa associação estiver interessada em participar nesta acção e acolher um espectáculo é preciso encontrar e assegurar nomeadamente com o apoio da câmara Municipal local, uma sala de espectáculo e participar nas condições logísticas das companhias ou dos grupos.
Se a vossa associação estiver um grupo de teatro com uma peça à apresentar, ele poderá também ser incluída na programação do festival.

Mais informações :
Diana Rodrigues - Tel. 01 44 62 05 04, Fax. 01 44 62 08 05; diana.rodrigues@ccpf.info; www.ccpf.info